segunda-feira, 11 de julho de 2016

Tratamento da Fasciíte Plantar - Técnicas Manuais da Fisioterapia

Um outro recurso muito efetivo para o tratamento da fasciíte plantar são as técnicas articulares manuais utilizadas por Fisioterapeutas.




A efetividade dessas técnicas foi investigada num estudo de alta qualidade pela Universidade da Concórdia, nos Estados Unidos, em 2009, pelo renomado pesquisador Joshua Cleland.


Nesse estudo, a combinação de exercícios específicos para a fasciíte juntamente às técnicas manuais articulares da Fisioterapia, foi comparada à combinação desses mesmos exercícios adicionados de uso de aparelhos, no caso, o uso do Ultra-Som Terapêutico, seguido de Aplicação de correntes elétricas e, depois, gelo.


O que se observou foi que, logo após o tratamento, que durou 4 semanas, e 6 meses após o início do estudo (ou seja, cerca de 5 meses de pois que o tratamento se encerrou), uma melhora significativa das dores e da capacidade de realização de atividades foi observada no grupo que recebeu as técnicas manuais, em relação aos que receberam a aplicação de aparelhos. Ou seja, os efeitos benéficos se mantiveram ao longo do tempo.


O que esse estudo nos mostra é que é importante a utilização das técnicas manuais no tratamento da fasciíte plantar, e que essas técnicas são superiores à utilização de aparelhos.


Baseado em nossa experiência e em estudos como esse, acreditamos que, se você pretende quer resolver sua fasciíte plantar, a utilização das técnicas articulares manuais vai lhe trazer muito mais benefícios do que a utilização de aparelhos.




Referências Bibliográficas

1. Cleland JA, Abbott JH, Kidd MO, Stockwell S, Cheney S, Gerrard DF, et al. Manual physical therapy and exercise versus electrophysical agents and exercise in the management of plantar heel pain: a multicenter randomized clinical trial. J Orthop Sports Phys Ther. 2009 Aug;39(8):573–85.



Nenhum comentário:

Postar um comentário